sábado, 9 de janeiro de 2010

Egoísmo: Em termos de justiça...

Tudo muda agora e antes que alguém questione as decisões que tomei, quero pedir sucintamente.
Não me façam perguntas, cujas respostas nem eu mesma sei.
Não me julguem! Não tenho culpa do que sinto...
Do que desejo.
É algo que não posso controlar, por mais que queira isso.
Sejamos claros? P ara falar a verdade não quero deixar de querer isso! 
Além do mais, para quê querer respostas, desejá-las se elas nunca vem? Estou farta!! E ainda há pessoas que se metém a dar respostas que não cabem no espaço que deixo. Pra mim tudo é como um quebra cabeças. As respostas tem de encaixar nas perguntas, com perfeição. Pronto!
Minha busca pelo auto-conhecimento tem fracassado reconheço, pois sou um ser irreconhecível. Mudo de segundo a segundo, dependendo dos ares que me cercam.
Bom, qualquer com inteligêcnia suficiente decobriria que isso iria acontecer, não é mesmo? Eu é que quis acreditar nessa verdade... Nesse caso acabei de contrapôr tudo o que disse acima, sobre a questão do quebra-cabeças e peças que se encaixam e descubro que minhas respostas por vezes não se encaixaram também nas perguntas que tenho de fazer para mim. Sobre mim ou não? Não sei. Não sou o centro das minhas atenções, nem você que é meu outro eu. Nem os outros que não me pertence e estão tão próximos.
É um enigma! Reconheço.
Ainda tenho tanto para saber... Pensando no quebra cabeças agora, devo dizer, "talvez eu não seja uma peça para se encaixar nas leis que regem o universo. Talvez pertença a outro mundo tão meu, mas tão que é pertbador pensar em outra pessoa, entrando e investigando esse mundo melhor do que eu.
É íntimo demais e ninguém é capaz de saber o quanto. Também, isso não interessa a outras pessoas. Talvez até interessasse se elas não fossem tão egoístas, como eu!
Seria essa uma grande descoberta?
Não. Por isso não há motivos para escândalos. Somos todos seres egoístas por natureza. Você pensa em você antes de pensar no outro, é automático. Não há como fugir! 
Faz isso por maldade?
Não. Faz isso por cuidado. Por zêlo. Por amor.
Próprio?
Talvez, mas você justifica com outro acontecimento qualquer que seja plausível a todos que o cercam.
E assim, se tece uma teia de razões e conceitos que seram defendidos futuramente por algum curioso, que percebe que essa espécie de comportamento, nada mais é do que uma defesa. 
Onde está a problemática?
Está em que nem sempre se defende da forma que se espera. Sabe quando dizem que a melhor forma de defesa é o ataque? Muitos acreditam nisso. Então andam por aí, atacando todos, com palavras, gestos e vão ferindo o mundo, porque o mundo são as pessoas. Não sei se você tem notado, mas observo muito o que os outros pensam, dizem e fazem. Falar "bom dia", ultimamente está perigoso, não acha? Nunca sabemos o que virá do outro. E a resposta que vem nem sempre é aquela que se encaixe perfeitamente no meu quebra cabeças.
Tudo dói e hoje doer talvez tenha se tornado um mecanismo de defesa do ser humano. Quer ver?
Bom dia! Tudo bem? Como vai o (a) senhor (a)?
Indo né? Fazer o quê?
E o diálogo ainda pode ser diferente, quando se diz positivo. Vejamos um clássico exemplo: Bom dia! Tudo bem? Como vai o (a) senhor (a)?
Vixi! Se melhorar estraga!  
E porque não pode melhorar? E porque deve estragar se melhorar? Meu Deus, até os pensamentos positivos de hoje são negativos.
Isso quando no meio do caminho não encontramos alguém disposto a explodir em qualquer situação, por mais agradável que esta seja.
Nossa! Viu? E ainda nem falamos da capacidade que temos de querer fazer com que o ambiente bom fique na mesma sintonia de nossos sentimentos no momento.
É o egoísmo!
Tudo isso! E ele tem andado como mancha em nossas almas. Tornando-nos egoístas até com nós mesmos. Não é justo, com você. Não é justo comigo. Não é justo com os outros. 
Por isso prefiro o silêncio. Senão tenho palavras que se encaixem no discurso positivo de outrem, me calo. Se as palavras não saem, quem sabe não falam melhor os gestos?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valsa

Não gosto quando ela se aproxima assim... Mas sempre a recebo... Mesmo que não tenha vindo dessa vez a minha casa, parece que ela faz que...