sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Motivos...

Me perguntaram um dia... Bastou a pergunta para me fazer viajar em sonhos, em coisas na busca incessante de tirar de mim a angústia da pergunta!
 
De onde vem a tua escrita?
Como puderam ousar questionar tão inquestionável questão?
Aqueles dias me angustiaram... Não houve em mim uma palavra se despejando da ponta do lápis, se chocando nos meus pensamentos. 
Deitei-me na grama olhando para cima, vendo os desenhos de Deus nas nuvens e fiz a pergunta a Ele...
Senhor?! De onde vem a Tua arte? A Tua escrita? O Teu traço? O que Te inspira?
Um desenho do céu se formava a cada vez que eu piscava e a pergunta permanecia sem resposta.
 
Nos dias que se sucederam, a tensão aumentara... Não pude mais ver na minha frente lápis bem apontados, folhas em branco prontas para os lápis...
Comecei a ter insônia... Quando não, delírios e pesadelos horríveis em que as palavras nada diziam...
Em um deles, um sonho exaustivo... Vi a poesia das canções completamente pálida implorarem por uma só vida...
Deparei-me com Drummond, mãos e pernas cruzadas, sentado no chão segurando algumas letras e tentando emendá-las.
Lispector fugia das borrachas e gritava emudecida!
Foi horrível, o pior pesadelo de todos os meus pesadelos!
Eu não mais escrevia!

Certa de que a poesia em mim, havia cessado, limpei a escrivaninha, amarrei todos os lápis em um só golpe, guardei a minha literatura e por fim, dolorosamente por fim, lacrei o cômodo dos meus devaneios... Não ousaria mais usá-lo!

Restou-me deitar na grama novamente... Olhar o desenho das nuvens...
Eu quase via o pincel de Deus, indo lá e cá, costurando sua obra de arte... 
Deus é um artista! Um grande artista! O melhor de todos!
Mas de onde vinha Sua inspiração?
Sentei-me na grama, cansada, desgastada e quase sem voz por um bolo de lágrimas que me prendia a respiração... Eu disse baixinho:
Senhor... Senhor... De onde vem a Tua inspiração? Por favor...
E a brisa soprou...
Jogando os meus cabelos para trás, inflando minhas narinas... Me deitando na grama e então  ouvi no sussurro do vento: VOCÊS...
Abri os olhos e vi no céu, todas as crianças, homens e mulheres... Muitos inacabados... 
Deus caprichava em suas obras, porque as amava e esse era Seu maior motivo e inspiração...
As vezes uma personagem se borrava... Deus parava, olhava-a nos mínimos detalhes e tecia novamente, mais atenciosamente e mais afinadamente... O traço ficava perfeito!
Todos os dias Deus me desenhava, tirando os excessos, refinando o traço, melhorando sua obra, pelo único motivo que eu jamais entenderiam enxergando pelos olhos da minha humanidade: O amor...
Era tudo perfeito!
Voltei a mim e naquele instante eu soube, que o que me movia era o amor a escrita... Fosse ela como fosse... Voltando das minhas sensações, corri para o cômodo da escrita, onde encontrei todas as coisas postas...
Talvez nunca chegarei a ser uma grande artista... Na verdade, eu sou uma obra inacabada, meio borrada as vezes...
Na verdade, não acredito na coisa do ser artista, mas de ser uma colaboradora, uma copiadora do grande artista, DEUS...
Toda a arte que sai de mim, brota n'Ele antes... Toda a minha fala, canção, etc., começa n'Ele e cessa n'Ele.
Vem d'Ele, passa por nós e volta para Ele, como um bumerangue que onde passa, passa fazendo o bem a todos nós...
Somos reprodutores dessa obra infinita de amor...
Um amor que não precisa de motivos...
Que ama primeiro...
Nós somos parte e colaboradores da obra de Deus...
Todo dia Ele nos desenha, nos tece, nos compõem, nos esculpi, nos melhora...
Deus é toda a arte na minha vida... Eu? Sou apenas um traço, por vezes torto, mas que Deus insistentemente tenta indireitar, porque ama...
Se você não ama, porque não vê motivos...
Entenda, que o maior motivo para o amor é unicamente amar...

Ahh... Suspiro...
E eu?
Posto minha alma a céu aberto... E posso me levantar todas as manhãs e sentir que tenho Deus, me esperando para conversar na janela...


2 comentários:

  1. Há a arte vem das mãos daquel que cria a criatura e revela a ela os seus misterio e sabe onde vai chegar com tua doçura ...Impossivel lembrar-me da arte e não me lembrar de nós informes criaturas q levadas pelo sorriso e pelo desejo de céu desenhar nas entrelinhas aquilo q sóo Auor quer q descrevamos para que as pessoas descubram q tudo provém d'Ele...Ana nossa arte é unicamente nossa unicamente presente de um Deus q nos ama obrigada por tusa palvras e por junto comigo desenhar nás paginas da vida O traçado q Ele quer de nós ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que sou grata pela graça de poder partilhar essa emoção, sabendo-me parte de uma grande obra, onde pela infinita bondade de Deus pude conhecer você, minha querida amiga! Obrigada pelas belíssimas palavras!

      Excluir

Valsa

Não gosto quando ela se aproxima assim... Mas sempre a recebo... Mesmo que não tenha vindo dessa vez a minha casa, parece que ela faz que...